SÃO MANUEL BUENO, MÁRTIR: O HOMEM SACRO EM UMA VIDA DESPROVIDA DE FÉ E FUTURO

Vol. 03, N. 05 (2018) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Luiz Augusto Raposo Martins Junior; Fransmar Barreira Costa Lima

Resumo:

O presente artigo tem como objeto uma análise da novela de Miguel de Unamuno, “São Manuel Bueno, Mártir”. Dom Manuel, personagem fictícia, pároco de um pequeno vilarejo que se vê diante de grande dilema: a perda da fé e confiança no porvir. Nesta jornada, Unamuno aproveita para tocar em assuntos de grave importância atual, tais como a questão do suicídio, o porquê do existir e a existência de um Deus supremo. Neste artigo, buscou-se compreender as inquietações e motivações de Dom Manuel, trazendo para este discurso personagens de outros autores e outras histórias, para um aprofundamento na compreensão das motivações humanas e da importância do sentido da vida.

Abstract:

This article has as an object an analysis of the novel by Miguel de Unamuno, "São Manuel Bueno, Mártir". Dom Manuel, fictional character, parish priest of a small village that faces a great dilemma: loss of faith and confidence in the future. In this journey, Unamuno takes advantage of playing in matters of grave importance today, such as the question of suicide, the reason for existing and the existence of a supreme God. In this article, we sought to understand the concerns and motivations of Dom Manuel, bringing to this discourse characters from other authors and other stories, for a deeper understanding of human motivations and the importance of the meaning of life.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/7602

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.