DE HUSSERL A HEIDEGGER - o fluxo da Fenomenologia até a Ontologia Existencial Hermenêutica

Vol. 04, N. 06 (2019) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Alessandra Cavalcante Scherma Schurig; Júlio César de Sá Rocha

Resumo:

Edmund Husserl se debruça sobre o dualismo realidade/aparência que rege o platonismo para delinear uma nova concepção que superasse o essencialismo, não mais na direção da repetição do noúmeno e fenômeno, mas para um novo caminho. Esse novo caminho é finalmente pavimentado por Martin Heidegger, aluno de Husserl e brilhante filósofo que consegue levar adiante a fenomenologia criando a ontologia existencial.

Abstract:

Edmund Husserl analyzes the dualism of reality / appearance that have origin in Platonism to overcome the essentialism, no longer in the direction of the repetition of the noumenon and phenomenon, but into a new way, finally settled by Martin Heidegger, student of Husserl and brilliant philosopher, creator of the existential ontology.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/7760

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.