O pessimismo dionisíaco de Nietzsche: interpretação contextual do aforismo 370 d´A Gaia Ciência

v. 1 n. 1 Jan./Jun. 2010 • Estudos Nietzsche

Autor: Werner Stegmaier

Resumo:

O objetivo do artigo é analisar o significado de pessimismo dionisíaco em Nietzsche, com base na metodologia que Stegmaier denomina de interpretação contextual, a partir do aforismo 370 d’A Gaia Ciência. Partindo da questão se a filosofia de Nietzsche pode receber um nome em específico, bem como diferenciando contextualmente os diferentessignificados do termo pessimismo em Nietzsche – romântico, clássico e dionisíaco –, Stegmaier enfatiza sobretudo o assim denominado método das “conclusões da obra sobre o autor”, na medida em que um filosofar se revela segundo as necessidades que possui seu próprio autor, que, segundo o aforismo 370, trata-se de necessidades tanto de empobrecimento quanto de abundância de vida, isto é, uma espécie de heurística da necessidade como fio condutor das filosofias ocidentais, inclusive a do próprio Nietzsche.

Abstract:

The article aims to analyze the meaning of dionysian pessimism in Nietzsche, based on methodology that Stegmaier calls as contextual interpretation, in the aphorism 370 of The Gay Science. Starting from the question whether Nietzsche’s philosophy can be named and differentiating contextually the different meanings of the word pessimism in Nietzsche’s philosophy – romantic, classical and Dionysian Pessimism – Stegmaier emphasizes especially the so-called method of “conclusions of the work about author” insofar as it reveals a philosophy according to the needs that has its own author. According to aphorism 370 it’s a need both of impoverishment as the abundance of life, that is, a kind of heuristic of need used as the wire conductor of Western philosophies, including Nietzsche’s own.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=4331&dd99=view

Palavras-Chave: Pessimismo, Necessidade, Dionisíaco,Pessimism

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.