Antagonismos e aproximações entre Zaratustra e Sócrates

v. 1 n. 1 Jan./Jun. 2010 • Estudos Nietzsche

Autor: Wilson Antonio Frezzatti Júnior

Resumo:

Apesar das várias críticas contra Sócrates e Platão que encontramos nos textos de Nietzsche, podemos encontrar também algumas semelhanças. A principal delas está em uma importante característica da postura filosófica: a crítica aos valores vigentes. Zaratustra e Sócrates desconfiamdos conceitos e valores vigentes, propondo a sua superação. Entretanto, Nietzsche/Zaratustra supera a dualidade de qualidades absolutas opostas que fundamenta a metafísica e a crença na linguagem. A noção de vida entendida como processo contínuo de autossuperação é central para afilosofia nietzscheana: não há um único caminho possível para o potencial criador humano. A superação contínua dos valores de Zaratustra é antagonista ao bem e à verdade eternos e absolutos de Sócrates.

Abstract:

Despite the various critiques against Socrates and Plato that we find in the writings of Nietzsche, we can find some similarities. The main one is an important characteristic of the philosophical attitude: the critique against the traditional values. Zarathustra and Socrates turn against the traditional concepts and values, and propose to overcome them. However, Nietzsche/ Zarathustra overcomes the duality of absolute and opposite qualities that supports the metaphysics and the belief in language. The concept of life as a continuous process of auto-overcoming is central in the Nietzsche´s philosophy: there are several possible paths for the human creative p otential. The continuous overcoming of values (Zarathustra) is opposed to eternal and absolute Goodness and Truth (Socrates).

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=4332&dd99=view

Palavras-Chave: Filosofia, Nietzsche,Platão, Vontade de potên

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.