A Auto supressão como catástrofe da consciência moral
v. 1 n. 1 Jan./Jun. 2010 • Estudos Nietzsche
Autor: Oswaldo Giacoia Junior
Resumo:
Este artigo pretende dar um tratamento conceitual à noção de autossupressão da moral no interior da filosofia de Nietzsche. Com esse propósito, tenta-se examinar o status teórico da autossupressão, sua função no pensamento de Nietzsche, por meio da análise dos processos de autossupressão da vontade de verdade, autossupressão da moralidade e autossupressão da justiça. Conclui-se que o conceito de autossupressão pode prover uma sólida base para uma interpretação de conjunto da filosofia da cultura de Nietzsche.
Abstract:
This article aims to give a conceptual treatment to the notio of self-supression within Nietzsche’s thought. It intends to examine the theoretical status and the function of the self-supression by means of an analysis of the selfsupression of the will to truth, the self-supression of the morality and of the justice. In conclusion, the article states that as concept self-supression provides a solid basis for a global interpretation of Nietzsche philosophy of culture.
Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=4333&dd99=view
Palavras-Chave: Nietzsche,Autossupressão,Inversão, Moralidade
Estudos Nietzsche
A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.