Da realidade ao sonho. Nietzsche e as imagens da mulher
v. 1 n. 1 Jan./Jun. 2010 • Estudos Nietzsche
Autor: Scarlett Marton
Resumo:
A partir da análise do parágrafo 59 da Gaia Ciência, pretende-se atingir um duplo objetivo. Por um lado, examinando-o à luz dos dois parágrafos precedentes, trata-se de fazer ver que a imagem da mulher que então aparece está inteiramente em consonância com o projeto filosófico de Nietzsche, na medida em que um dos principais traços consiste na tentativa de animalizar e naturalizar o ser humano. Por outro, trata-se de mostrar que, nesse parágrafo 59, Nietzsche reúne as condições necessárias que lhe permitem pôr em marcha uma estratégia que flerta com a dos moralistas franceses dos séculos XVII e XVIII. Lançando mão da tipologia, ele introduz nos parágrafos seguintes, em particular do 63 ao 75, imagens da mulher que merecem ser interpretadas e avaliadas.
Abstract:
Starting from an analysis of paragraph 59 of the Gay Science, we aim at a double goal. On the one hand, as we examine this paragraph on the light of the two previous ones, we will try to show that the image of woman, as it emerges from these texts, is in a complete accordance with Nietzsche’s philosophical project; for one of the main characteristics of it consists in an attempt to animalize and naturalize the human being. On the other hand, we will also try to show that Nietzsche is able to materialize a strategy which results sympathetic toward that one of the French moralists of the XVII and XVIII centuries. Based on this typology, he introduces in the next paragraphs, particularly from the 63th to the 75th paragraphs, other images of woman which require to be interpreted and evaluated.
Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=4336&dd99=view
Palavras-Chave: Nietzsche, Mulher, Sonho,Realidade,Woman,Drea
Estudos Nietzsche
A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.