Amizade versus compaixão: a tentativa nietzschiana de superação do antagonismo indivíduo e cultura
v. 1 n. 2 Jul./Dez. 2010 • Estudos Nietzsche
Autor: Jelson Roberto de Oliveira
Resumo:
O objetivo do presente trabalho é analisar a tentativa nietzschiana de superação do antagonismo indivíduo e cultura a partir da contraposição entre a amizade e a compaixão. Almeja-se mostrar como a tentativa de distanciamento em relação à moral da compaixão, segundo o modelo schopenhauriano e wagneriano, está embasada num diagnóstico de que a cultura moderna concorre para a negação do indivíduo (pelo esquecimento de si) em promoção da vulgaridade, tendo como resultado o declínio da cultura. A comparação entre os modernos e os gregos parece inevitável e dela Nietzsche faz surgir o valor da amizade como superação e complemento superior da compaixão. Em outras palavras: o projeto de uma ética da amizade aparece como superior diante da ética da compaixão.
Abstract:
The purpose of this study is to analyze the Nietzschean attempt to overcome the antagonism between individual and culture, starting from the opposition between friendship and compassion. The aim is to show how the attempt of moving away from the morality of pity – according to the Schopenhauerian and Wagnerian models – is based on the analysis that modern culture contributes to the denial of the individual (through self forgetfulness) in promotion of vulgarity, which results in the decline of culture. The comparison between the modern and the Greeks seems inevitable – from this, Nietzsche brings up the value of friendship as an overcoming and superior complement to compassion. In other words, the project of an ethics of friendship is superior to the ethics of compassion.
Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=5028&dd99=view
Palavras-Chave: Compassion, Friendship, Individual.,CulturE,
Estudos Nietzsche
A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.