Sobre a dissensão com a metafísica da música schopenhaueriana: contextualizando a anotação 12 na filosofia do jovem Nietzsche.
v. 2 n. 1 Jan./Jun. 2011 • Estudos Nietzsche
Autor: André Luis Muniz Garcia
Resumo:
O presente artigo tem por objetivo interpretar o contexto no qual se insere a famosa anotação 12[1], na qual Nietzsche teria esboçado não só uma dissenção com a metafísica da música de Schpenhauer, mas, sobretudo,uma nova concepção de linguagem, agora não mais enquanto elemento mediador da expressão, pela arte, do “em si” do mundo. Para tanto, pretendemos mobilizar alguns argumentos presentes não apenas no material póstumo do jovem Nietzsche (o assim chamado Nachlass), mas também na sua primeira obra, O Nascimento da Tragédia, perseguindo assim três tópicos temáticos: (i) a relação entre música e representação em torno do conceito de “ideia poética”; (ii) a vontade como “objeto” da música,a fim de caracterizar a dissensão “não publicada” com Schopenhauer e (iii)interpretação d’O Nascimento da Tragédia a partir de uma metafísica da música enquanto investigação sobre o estatuto da linguagem musical como produto prefigurado artisticamente pela natureza.
Abstract:
The present article aims to analyze the context in which the famousposthumous fragment 12[1] was written. In that fragment, Nietzsche wouldoutline not only the dissention with Schopenhauer’s metaphysics of music,but also his new conception of language, not anymore being understoodas immediate expression, through art, of the “itself” of the world in 12[1].For that reason, we articulate arguments present not only in the youngNietzsche’s ‘Nachlass’, but also in his first work, The Birth of Tragedy,attempting to elucidate three thematic topics: (i) the relationship betweenmusic and representation around the concept of “poetic idea”; (ii) will as“object” of music, in order to characterize the “unpublished” dissension withSchopenhauer; and (iii) interpretation of The Birth of Tragedy, from thepoint of view of metaphysics of music, as an investigation into the statute ofmusical language as an artistically prefigured product of nature.
Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=6054&dd99=view
Palavras-Chave: Young Nietzsche, Schopenhauer, Music,Language
Estudos Nietzsche
A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.