Os extremos do niilismo europeu
v. 3 n. 2 Jul./Dez. 2012 • Estudos Nietzsche
Autor: Clademir Araldi
Resumo:
Pretende-se neste artigo analisar a importância do escrito “O niilismo europeu”, no contexto do pensamento tardio de Nietzsche. A partir da reconstrução da história da recepção desse “fragmento” e da situação existencial do fi¬lósofo solitário nessa época, busca-se um fio condutor no movimento de posição e desvalorização dos valores morais. A vontade de poder e o eterno retorno do mesmo, em sua dinâmica afirmativa e negativa, configuram os extremos do niilismo europeu. A questão consiste, enfim, em estabelecer quem seriam “os mais fortes” para desencadear o contramovimento à vontade de nada.
Abstract:
This paper aims to analyze the importance of Nietzsche’s “European Nihilism” in the context of his later thought. From the reconstruction of the history of the acceptance of this “fragment” and the existential condition of the solitary philosopher of the time, we sought a common thread in the status and depreciation of the moral values movement. The affirmative and negative dynamics of the will to power and the eternal recurrence to the same constitute the extremes of European nihilism. The big issue is, after all, establishing who would be “the strongest” to unleash the counter-movement of the will to nothingness.
Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=12220&dd99=view
Palavras-Chave: Niilismo,Eterno retorno, Vontade de poder, Va
Estudos Nietzsche
A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.