Nietzsche entre Tristão e Carmen

v. 3 n. 2 Jul./Dez. 2012 • Estudos Nietzsche

Autor: Paolo D’Iorio

Resumo:

“Não se trata apenas de pura maldade se, neste escrito, elogio Bizet à custa de Wagner”; assim Nietzsche abre O caso Wagner, seu panfleto de 1888. Com efeito, não se trata de pura maldade, uma vez que, por meio de Wagner, Nietzsche trata, em geral, mais da questão da decadência europeia. Mas também porque o gosto musical refinado de Nietzsche tinha reconhecido imediatamente a beleza da obra-prima de Bizet desde sua primeira audição, em 27 de novembro de 1881, no Teatro Paganini, de Gênova, quando o filósofo ficou fascinado. Alguns dias depois, ele comprou a partitura de Carmem e a encheu de anotações à margem, enviando-as a Veneza, ao seu amigo Peter Gast. A análise dessas notas marginais nos permite esclarecer certos aspectos do contraste, esboçado por Nietzsche, entre a força da definição psicológica de Carmem e a filosofia metafísica de Tristão e Isolda, de Wagner.

Abstract:


“It is not just pure malice if, in this writing, I praise Bizet at the expense of Wagner”. Thus Nietzsche opens The case of Wagner his pamphlet of 1888. In fact, it is not just pure malice, since by means of Wagner, Nietzsche deals, in general, more with the question of European decadence. But also because the refined musical taste of Nietzsche had immediately recognized the beauty of Bizet’s masterpiece since his first hearing on November 27, 1881, at the Paganini Theater in Genoa, when the philosopher became fascinated. A few days later he bought the musical score for Carmen and filled it with marginal notes, sending them to Venice, to his friend Peter Gast. The analysis of these marginal notes allows us to clarify certain aspects of the contrast, outlined by Nietzsche, between the strength of the psychological definition of Carmen and the metaphysics philosophy of Tristan and Isolde, by Wagner.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=12222&dd99=view

Palavras-Chave: Bizet,Wagner, Notas marginais, Música,Sul,Mar

Estudos Nietzsche

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