Para não figurarmos como produtos de fábrica: Schopenhauer, Nietzsche e as noções de “caráter adquirido” e de “tornar-se o que se é”

v. 4 n. 2 Jul./Dez. 2013 • Estudos Nietzsche

Autor: Vilmar Debona

Resumo:

No presente artigo procuro analisar a hipótese segundo a qual, nãoobstante as significativas diferenças de horizontes entre Schopenhauer eNietzsche quando estes tratam da questão da busca por um “si mesmo”,as suas noções de caráter adquirido e de tornar-se o que se é podem serconsideradas duas expressões similares para uma abordagem da autenticidade.A partir da definição schopenhaueriana de caráter adquirido e de passagens da Terceira Extemporânea e de Ecce Homo, argumento quetal similaridade pode ser mais produtiva caso a consideremos a partirdo que indico como possíveis definições negativas do caráter adquiridoe do tornar-se o que se é. Ou seja, não a partir do que teríamos comoconteúdo positivo de um caráter “adquirido” e do “que se é” comoresultado de um “tornar-se”, mas a partir daquilo em relação a queambos os pensadores indicam que precisamos nos desgarrar em vistade tornarmo-nos “nós mesmos”.

Abstract:

In the present paper I seek to analyze the hypothesis that, despite thesignificant differences between Schopenhauer and Nietzsche when theyaddress the issue of searching for a “itself ”, their notions of “acquiredcharacter” and “become what you are” can be considered two similarexpressions for an approach to authenticity. From Schopenhauer’sdefinition of acquired character and passages of the Third UnfashionableObservation and of the Ecce Homo, i defend that such similarity maybe more productive if we consider what I indicate as possible negativedefinitions of acquired character and become what you are. That is, notfrom what we would have as positive content of a character “acquired”and “who you are” as a result of a “become”, but from what in relationto indicate that the two thinkers that we need astray in a view of becomeus “ourselves”.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=14707&dd99=view

Palavras-Chave: Schopenhauer,Nietzsche, Caráter adquirido, T

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.