Filosofia da cultura e escrita da história: Notas sobre as relações entre os projetos de uma genealogia da cultura em Foucault e Nietzsche

v. 5, n. 1, jan./jun. 2014 • Estudos Nietzsche

Autor: Oswaldo Giacoia Júnior

Resumo:

Este artigo tem como finalidade discutir alguns aspectos da leitura e da interpretação que Foucault fez de Nietzsche. Não se trata de examinar o conjunto da recepção foucaultiana de Nietzsche e nem a pertinência das conclusões que Foucault tira delas, para saber se as mesmas são legítimas ou fiéis ao pensamento desse último, mas de, a partir das reflexões de Foucault sobre a relação entre genealogia e escrita da história em Nietzsche, mostrar quais elementos são privilegiados por Foucault, assim como quais ele silenciou e deixou na sombra. Com isso, pretendemos mostrar de que maneira o pensamento de Nietzsche se tornou indispensável para a crítica de Foucault à subjetividade moderna.

Abstract:

This article aims to discuss some aspects of the reading and interpretation that Foucault did it about Nietzsche. This is not about examining the whole of Foucault’s reception of Nietzsche nor the relevance of the findings that Foucault draws from them, to see if they are legitimate or faithful to his thought, but, starting from Foucault’s reflections on the relationship between genealogy and history writing in Nietzsche, to show which elements are privileged to Foucault, as well as what he silenced and left in the shade. With this, we intend to show how Nietzsche’s thought has become indispensable to Foucault’s critique of modern subjectivity.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=15252&dd99=view

Palavras-Chave: Genealogia, Crítica, História, Modernidade,ge

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.