O texto natural: sobre a tarefa nietzschiana de “retraduzir o homem de volta à natureza”

v. 5 n. 2 Jul./Dez. 2014 • Estudos Nietzsche

Autor: Alice Medrado

Resumo:

Este texto traz uma interpretação do aforismo 230 de Além de Bem e Mal, em que Nietzsche define sua tarefa como aquela de “retraduzir o homem de volta à natureza”. Tomamos a metáfora filológica como fio condutor em nossa investigação acerca das afirmações nietzschianas no sentido de recuperar o “eterno texto básico homo natura”, buscando traços da filologia cética desenvolvida por Nietzsche em sua juventude que permitam uma certa abordagem de sua tentativa madura de superação do discurso moderno sobre a natureza humana. Por fim, situamos brevemente os pontos programáticos de BM 230 em relação ao contexto geral da obra Além de Bem e Mal; em particular, tomamos o tratamento do tema da vontade de verdade e honestidade intelectual presentes em BM 230 como uma pista importante para compreensão do programa de “filosofia do futuro” anunciado em Além de Bem e Mal.

Abstract:

This text carries out an interpretaton of paragraph 230 of Beyond Good and Evil, in which Nietzsche defines his task as that of “translating man back to nature”. We take the philologic metaphor as a guideline to our investigation on nietzschean claims to retrieve the “eternal basic text homo natura”, seeking for traits of the skeptic philology developed by Nietzsche in his youth, ones that allow a certain approach to his mature attempt to overcome modern discourse on human nature. At last, we briefly locate the program points featuring BGE 230 in the general context of the oeuvre Beyond Good and Evil; particularly, we take the treatment dispensed to the theme of will to truth and intellectual honesty in BGE 230 as an important hint to understanding the program of “philosophy of the future” announced in Beyond Good and Evil.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=15304&dd99=view

Palavras-Chave: Natureza humana,Vontade de verdade, Filologi

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.