A noção de natureza nos escritos políticos do jovem Nietzsche

v. 6, n. 1 (2015) • Estudos Nietzsche

Autor: Felipe Szyszka Karasek (PUC-RS)

Resumo:

Nietzsche não publicou uma obra específica a respeito da política. Os textos intitulados A disputa de Homero e O Estado Grego representam os estudos mais rigorosos do assunto. No entanto, a temática não é abordada centralmente. Nietzsche tangencia o tema e a questão política surge como um reflexo de sua análise de diversos assuntos, por exemplo: estudos acerca da noção de natureza (physis), da natureza humana, da relação dessas noções com a cultura e com as disputas de poder. Nas abordagens de Nietzsche, política é um termo que não possui o significado tradicional do pensamento político ocidental, um termo que se vincula principalmente aos estudos a respeito da formação e manutenção do Estado a partir da separação de um estado de natureza hipotético. No presente texto, irei apresentar os principais argumentos contidos nos escritos da juventude de Nietzsche que relacionam a noção de natureza com a política, com a intenção de demonstrar que o significado de natureza, assim como o significado de política, se diferencia da noção moderna binária natureza / cultura.

Abstract:

Nietzsche did not publish a work that specifically deals with political issues. The texts entitled "Homer's Contest" and "The Greek State" represent the most thorough studies of the subject. However that issue is not centrally addressed. Nietzsche mentions the subject, and the political question arises as a reflection of his analysis on several matters, such as studies on the notion of nature (physis), human nature, the relationship of these notions with culture and the will to power. Nietzsche states that politics is a term that does not have the traditional meaning of Western politics, a term that is commited mostly to studies regarding the creation and maintenance of the state from the separation of a hypothetical state of nature. Herein I will present the main arguments contained in the writings of the young Nietzsche that relate the notion of nature with politics,  with the intention to demonstrate that the meaning of nature as well as the meaning of politics differs from the binary modern debate on nature / culture.

Texto Completo: http://periodicos.ufes.br/estudosnietzsche/article/view/11893

Palavras-Chave: Nietzsche,Natureza,Cultura,Política,Nature,

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.