Da crítica imanente à crítica do sofrimento: sobre o problema da fundamentação normativa da teoria crítica de Theodor W. Adorno
vol. 15, n. 1 (2016) • Ethic@ - Revista Internacional de Filosofia Moral
Autor: Amaro Fleck
Resumo:
A teoria crítica adorniana é seguidamente acusada de possuir um déficit normativo, isto é, de não conseguir prestar contas acerca dos critérios que utiliza para criticar a sociedade. O presente artigo busca mostrar, sobretudo por meio da análise da obra Dialética negativa, como Adorno justifica as suas críticas. Para tanto, é necessário investigar a ideia de crítica imanente, diferenciando seu uso instrumental e não instrumental, e seu uso negativo e positivo. Defende-se assim que Adorno faz um uso puramente instrumental da crítica imanente positiva (a crítica da ideologia), ao mesmo tempo em que recorre, em última instância, a uma crítica imanente negativa, a qual pode ser identificada, em sua obra, com a crítica do sofrimento social.
DOI: https://doi.org/10.5007/1677-2954.2016v15n1p65
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ethic/article/view/1677-2954.2016v15n1p65/32305
Palavras-Chave: Theodor W. Adorno,Teoria Crítica,Dialética Ne
Ethic@ - Revista Internacional de Filosofia Moral
ethic@ - An international Journal for Moral Phylosophy - uma publicação do Núcleo de Ética e Filosofia Política da UFSC, tem como objetivo principal publicar trabalhos inéditos (artigos, resenhas, entrevistas, traduções), com excelência e vanguarda na área de Filosofia Moral Moderna e Contemporânea.