MEISTER ECKHART LEITOR DO "LIBER DE CAUSIS"
Kriterion v. 60, n. 143 (2019) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Matteo Raschietti
Resumo:
A tradução árabe de alguns trechos do tratado de metafísica "Elementatio Theologiae" de Proclo, conhecida com o nome de "Liber de Causis" e atribuída erroneamente a Aristóteles, influenciou três grandes pensadores dominicanos da Idade Média: Alberto Magno, Tomás de Aquino e Meister Eckhart. Composto de 31 proposições, defende a tese da existência de uma causa primeira que dá o ser a tudo o que existe, sem nenhuma exceção. Os estudiosos são unânimes em reconhecer que este livro pseudoepigráfico possui um peso relevante nos momentos centrais da obra eckhartiana, tanto latina quanto alemã. Em particular, o turíngio lança mão da auctoritas do "Liber de Causis" para sustentar a imanência-transcendência simultânea da causa primeira com relação às criaturas, a doutrina da hierarquia dos entes, a concepção do ser como ratio prima da criaturalidade, a inefabilidade de Deus. Além desses aspectos ontológicos, este trabalho apresenta também o aspecto especificamente antropológico do esvaziamento de toda criatura como conditio sine qua non para a união com o único Uno (einic ein), um traço inconfundível da presença do "Liber de Causis" na obra de Meister Eckhart.
Abstract:
The Arabic translation of some stretches of the treatise on metaphysics "Elementatio Theologiae" of Proclus, known under the name "Liber de Causis" and wrongfully attributed to Aristotle, influenced three great Middle Age Dominican thinkers: Albertus Magnus, Thomas Aquinas and Meister Eckhart. Composed by thirty-one propositions, it advocates on the thesis of existence of a root cause that gives the being all things existing, with no exception. Scholars are unanimous in acknowledging that this pseudoepigraphic book has a relevant weight in the central topics of the Eckhartean works, on both the Latin and the German ones. Particularly, the Thuringian scholar makes use of the "Liber de Causis’s" auctoritas to hold that the simultaneous immanence-transcendence of the root cause regarding the creatures, the doctrine of the hierarchy of beings, the conception of the being as a ratio prima of creatureness, God’s ineffability. Besides those ontological aspects, the present work also presents the specifically anthropologic aspect of the emptying of all beings as conditio sine qua non for the union with the One Being (einic ein), an unmistakable trait of the presence of Liber de Causis in Meister Eckhart’s work.
DOI: https://doi.org/10.1590/0100-512X2019n14308mr
Texto Completo: https://www.scielo.br/j/kr/a/6kJJN6MSLkDJMpT7zryQkbJ/?lang=pt
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