A FENOMENOLOGIA SEM ORIGEM: GÊNESE E ACONTECIMENTO
Kriterion, v. 62, n. 148 (2021) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: André Dias de Andrade
Resumo:
Reconstituímos o problema da gênese em sua dimensão mais fundamental na fenomenologia da temporalidade. Em seguida, mostramos em que condições ele pode ser recolocado a partir de uma fenomenologia do movimento e, finalmente, dispensado numa fenomenologia da diferença em vias de elaboração. Trata-se de um encaminhamento para o problema do logos fenomenológico: em que medida ele pode ser reformulado sem que, com isso, se perca a consistência da fenomenalidade.
Abstract:
In this paper we rebuild the problem of genesis in its most fundamental dimension in phenomenology of time. Then, we show under what conditions can it be relocated from a phenomenology of movement to, finally, be dismissed by a phenomenology of difference in preparation. We propose a development of the problem of logos within phenomenology: to what extent can this problem be reformuled without losing the consistency of phenomenality?
ISSN: 1981-5336
DOI: https://doi.org/10.1590/0100-512X2021n14806ad
Texto Completo: https://www.scielo.br/j/kr/a/YwQWLRkqczFqVRGhMGBzCsk/?lang=pt
Palavras-Chave: Husserl; Merleau-Ponty; fenomenologia; tempo; movimento
Kriterion: Revista de Filosofia
A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.