A ESTÉTICA FILOSÓFICA DE GIANNI VATTIMO
Kriterion, v. 62, n. 149 (2021) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Luis Uribe Miranda
Resumo:
Este texto tem como escopo mostrar a plausibilidade da tese de Gianni Vattimo, segundo a qual, a morte ou fim da arte, pensada pelo filósofo italiano como tramonto ou crepúsculo da arte, pode ser uma chance para pensar a estética filosófica na chamada condição pós-moderna. A plausibilidade dessa tese é mostrada por meio de um percurso estético-filosófico a partir das obras estéticas na língua original do autor, nas quais se evidenciam a constante dos conceitos de produção, ontologia, verdade e Verwindung com o intuito de mostrar a vocação ontológica da estética vattimiana. A pergunta que norteia as reflexões estéticas de Vattimo não tem por finalidade responder o que é a arte e, sim, qual o sentido de produzir obras artísticas na época do fim da arte. Lidas nessa perspectiva, as obras estéticas de Vattimo mostram a necessidade de iniciar toda e cada estética filosófica da aceitação do pressuposto da historicidade da arte e da necessária experiência artística porque nela, seguindo a filosofia de Heidegger, acontece a arte como posta em obra da verdade.
Abstract:
This text aims to show the plausibility of Gianni Vattimo’s thesis, according to which the death or end of art, thought by the Italian philosopher as a sunset or twilight of art, can be a chance to think about philosophical aesthetics in the so-called postmodern condition. The plausibility of this thesis is shown through an aesthetic-philosophical path from the aesthetic works in the author’s original language, in which the constant of the concepts of production, ontology, truth and Verwindung (twist) are evidenced in order to show the ontological vocation of Vattimo’s aesthetics. The question that guides Vattimo’s aesthetic reflections is not meant to answer what art is, but rather what the meaning of producing artistic works at the time of the end of art is. From this perspective Vattimo’s aesthetic works show the need to initiate each and every philosophical aesthetic acceptance from the assumption of art historicity and the necessary artistic experience, because following Heidegger’s philosophy, art happens as a work of truth.
ISSN: 1981-5336
DOI: https://doi.org/10.1590/0100-512X2021n14907lum
Texto Completo: https://www.scielo.br/j/kr/a/kRkHBcLYFswgcHcPfvhPqsK/?lang=pt
Palavras-Chave: Estética ontológica; Verdade; Produção artística; Enfraquecimento do ser; Gianni Vattimo
Kriterion: Revista de Filosofia
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