Contingência e análise infinita em Leibniz

Kriterion, v. 42, n. 104 (2001) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Ulysses Pinheiro

Resumo:

Leibniz afirma em diversas ocasiões que a análise infinita é o conceito central para explicar a compatibilização entre determinismo e contingência. Não é evidente, no entanto, por que a aplicação analógica de um conceito matemático, tal como o de cálculo infinitesimal, poderia solucionar esse problema ontológico, nem em que sentido deve-se entender tal analogia. O objetivo deste artigo é esclarecer esses dois pontos.

Abstract:

Leibniz says in various occasions that infinite analysis is the key concept to explain the compatibillity of determinism and contingence. It is not evident, however, why the analogical use of a mathematical concept, such as infinitesimal calculus, could solve this ontological problem, nor in what sense one should understand such analogy. The aim of this paper is to elucidate these two points.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v42n104/4.pdf

Palavras-Chave: Leibniz,contingência,infinito,necessidade,mun

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.