Tempo dos deuses, tempo dos homens: mito e história no Político de Platão

Kriterion, v. 44, n. 107 (2003) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Richard Romeiro Oliveira

Resumo:

O presente artigo realiza uma exegese do grande mito cósmico do Político de Platão, no intuito de mostrar que a representação da historicidade humana por ele alegoricamente elaborada ilustra e antecipa, em um registro simbólico, algumas das soluções teóricas exploradas pelo diálogo em sua conclusão a respeito das relações entre o melhor regime e a história.

Abstract:

The present article interprets the great cosmic myth in Plato’s Stateman by showing that the representation of human historicity, allegorically elaborated in it, illustrates and anticipates, in a symbolic register, some of the theoretical solutions put forth by the dialogue in its conclusion, concerning the relations between the best regime and history.

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-512X2003000100004

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v44n107/v44n107a04.pdf

Palavras-Chave: Platão,Político,mito,história,política,Plato,

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.