Sociabilidade e moralidade: Hume leitor de Mandeville
Kriterion, v. 44, n. 108 (2003) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Maria Isabel Limongi
Resumo:
Hume foi leitor de Mandeville e, dessa leitura, retirou a tarefa de mostrar que a sociabilidade é um berço legítimo e o único possível da moralidade. Pretende-se mostrar como essa tarefa se impôs a Hume a partir de sua leitura de Mandeville e o modo como ele a levou a cabo.
Abstract:
Hume argued, against Mandeville, that society is the only and a genuine source of morality. We shall indicate how this task was imposed to him and the way he dealed with it.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-512X2003000200006
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v44n108/v44n108a05.pdf
Palavras-Chave: Hume,Mandeville,moralidade,sociabilidade,egoí
Kriterion: Revista de Filosofia
A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.