DA SOBERANIA DO INÚTIL

Kriterion, v. 46, n. 111 (2005) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Antônio Teixeira

Resumo:

O autor demonstra, de início, a importância do aspecto qualitativo da percepção eliminado pelo saber científico no discurso poético. A seguir, salienta que a percepção dos elementos da natureza na forma de utensílios, através do trabalho, introduziu uma relação de exterioridade que interrompeu a forma original de participação subjetiva. Conclui discutindo, nos termos de uma relação de participação íntima, não instrumental, do sujeito para com o objeto, a noção freudiana de viscosidade da libido.

Abstract:

From the beginning the author demonstrates the importance in poetic discourse of qualitative aspects of perception eliminated by scientific knowledge. The author then shows that the perception of nature as utensils through work has introduced a relationship of externality that has interrupted original subjective participation. He concludes by discussing in terms of an intimate relationship, not of an instrumental participation involving the subject and the object, the Freudian notion of libido’s viscosity

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n111/v46n111a07.pdf

Palavras-Chave: Inútil,Trabalho, Viscosidade da Libido,Usele

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.