O IGUALITARISMO LIBERAL DE DWORKIN

Kriterion, v. 46, n. 111 (2005) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Darlei Dall’Agnol

Resumo:

O presente artigo apresenta os principais componentes da filosofia política de Dworkin, aqui chamada de “igualitarismo liberal.” Para atingir esse objetivo, reconstrói a sua teoria do Direito e sua compreensão do direito fundamental de todos cidadãos ao igual respeito e consideração. Além disso, discute criticamente a sua tentativa de compatibilizar essa igualdade formal, bem como uma concepção mais substancial de igualdade, com a liberdade.

Abstract:

This paper sorts out the main elements in Dworkin’s political philosophy here called “liberal igualitarianism.” To reach this aim, it reconstructs his conception of Law and his understanding of the citizens’ most fundamental right to equal respect and concern. Moreover, it analyzes his attempt to reconcile this formal equality, as well as a more substantial equality, with freedom.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n111/v46n111a05.pdf

Palavras-Chave: Liberalismo,Direito,Igualdade, Liberdade,Dwor

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.