ARTE E POLÍTICA: O QUADRO NORMATIVO E A SUA REVERSÃO
Kriterion, v.46, n. 112 (2005) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Pedro Dolabela Chagas
Resumo:
O presente ensaio analisa a relação entre arte e política a partir da sua autonomia recíproca, definida como um pressuposto epistemológico para o estudo daquela relação. Analisaremos como as especificidades ontológicas da arte (nos planos da recepção, da produção e do seu entrelaçamento entre semântica e sensorialidade) podem propiciar acontecimentos de caráter político, e também como tais especificidades podem se conciliar com a atividade crítica ou judicativa de vocação política, de maneira que elas sejam respeitadas, e não agredidas. Conforme argumentaremos, uma filosofia que bem se presta a esta função é a de Deleuze e Guattari. Porém, para que a sua importância fique clara, este ensaio será quase integralmente dedicado a expor os estilemas conceituais, cuja longa vigência na tradição filosófica dificultou, ao fim e ao cabo, que a reflexão sobre arte e política escapasse à ação normativa (que se revela na posição tutorial do filósofo quanto à ação do receptor e, muitas vezes, também na compreensão que ele faz do objeto “arte”). Pretendemos que o contraste entre o rigor destes estilemas, e a flexibilização que eles recebem em Deleuze e Guattari, sugira a obra destes últimos como uma via para a reversão do quadro
Abstract:
This essay focuses the relations between art and politics in their mutual autonomy, which is seen as an epistemological condition for the study of that relation. We’ll analyze how the ontological particularities of art (in what refers to its production, reception, and complex interweaving of its semantic and sensorial aspects) can give rise to politically charged events, and also how those particularities can be conciliated with political criticism without being aggressed and deformed by it. We’ll argue that Deleuze and Guattari’s philosophy serves this purpose well; nevertheless, to make their importance clear, this essay will be almost totally dedicated to exposing the conceptual features whose long life in the philosophical tradition has made the reflection about art and politics become frequently normative (which can be seen in the tutorial position that the philosopher assumes towards the receptor of art, and also quite often in the understanding that is given to the term “art”). We expect that the contrast between the rigor of these features, and the flexibility they acquire in the works of Deleuze e Guattari will show the possibility of a way out of the normative field
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n112/v46n112a19.pdf
Palavras-Chave: Recepção,Crítica de Arte,Aísthesis,Reception,
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