INDÚSTRIA CULTURAL: O EMPOBRECIMENTO NARCÍSICO DA SUBJETIVIDADE

Kriterion, v.46, n. 112 (2005) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Verlaine Freitas

Resumo:

O objetivo do texto é fazer uma análise da dimensão crítica do conceito de indústria cultural proposto por Adorno e Horkheimer a partir da noção psicanalítica de narcisismo, tal como Adorno a interpretou. A cultura de massa será vista como propiciando o prazer substancialmente ilusório de satisfazer a ânsia de engrandecimento do ego, no mesmo instante em que mantém o indivíduo atado às tendências inerciais de unificação social.

Abstract:

The goal of the text is to analyze the critical dimension of the cultural industry concept as proposed by Adorno and Horkheimer, starting from the psychoanalytical notion of narcissism such as Adorno has interpreted it. The mass culture is to be seen as offering the radically illusory pleasure of satisfying the anxiety of magnification of the ego, exactly in the moment when it keeps the individual within the inertial tendencies of the social unity.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n112/v46n112a16.pdf

Palavras-Chave: Indústria Cultural,Narcisismo,Adorno,Mímesis,

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.