UMA CONCEPÇÃO DIALÉTICA DA ARTE A PARTIR DA GÊNESE DO CONCEITO DE TRABALHO NA FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO DE HEGEL
Kriterion, v.46, n. 112 (2005) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Márcia Gonçalves
Resumo:
A Fenomenologia do Espírito de Hegel não é ainda o lugar específico da posição de sua filosofia da arte propriamente dita. Entretanto, é possível compreender a relação sistemática entre alguns conceitos fundamentais desta obra de 1807 e a concepção hegeliana de arte da maturidade. A partir desta relação, destacaremos em nossa interpretação três diferentes e complementares teses: 1. Da obra de arte como produto ideal do trabalho do espírito (Geist); 2. Do simbolismo da religião natural como produto do trabalho do artesão à beleza da religião da arte; 3. Da necessidade do oráculo à subjetividade concreta do ator de teatro.
Abstract:
Hegel’s Phenomenology of Mind is not the specific place of the position of his philosophy of arts. However, it is possible to understand the systematic relationship between many fundamental concepts of this work of 1807 and the Hegel’s conception of art in his maturity. Through this relationship, we will detach in our interpretation three different and complementary theses: 1. From the work of art as ideal product of the work of the “Geist”; 2. The symbolism of the natural religion as product of the worker to the beauty of the religion of the arts; 3. The necessity of the oracle to the concrete subjectivity of the actor of the theatre.
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n112/v46n112a10.pdf
Palavras-Chave: Hegel,Fenomenologia,Arte,Hegel,Phenomenology,
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