O BRUXO CONTRA O COMUNISTA OU: O INCÔMODO CETICISMO DE MACHADO DE ASSIS

Kriterion, v. 48, n. 115 (2007) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Gustavo Bernardo Krause

Resumo:

O artigo comenta a presença do ceticismo na obra de Joaquim Maria Machado de Assis a partir da crítica que lhe faz Octávio Brandão em O niilista Machado de Assis, publicado em 1958. Brandão iguala os termos “ceticismo”, “niilismo”, “cinismo” e “pessimismo” para melhor desqualifi car a obra de Machado de Assis. O artigo procura demonstrar que esses termos designam fi losofi as muito diferentes, reconhecendo o ceticismo em Machado para sustentar que seu valor artístico deriva precisamente deste ceticismo.

Abstract:

The paper comments the skepticism present in the work of Joaquim Maria Machado de Assis according to Octávio Brandão’s criticism in O niilista Machado de Assis, published in 1958. Brandão equals the terms “skepticism”, “nihilism”, “cynicism” and “pessimism” to devalue Machado de Assis’ work. The article seeks to demonstrate that those terms denote very different philosophies; the article recognizes Machado’s skepticism to sustain that his artistic value derives precisely from this skepticism.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v48n115/a1448115.pdf

Palavras-Chave: Machado de Assis,Octávio Brandão,Ceticismo Fi

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.