PLATÃO E A CIDADE JUSTA: POETAS ILUSIONISTAS E POTÊNCIAS DA ALMA

Kriterion, v. 48, n. 116 (2007) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Rachel Gazolla

Resumo:

A censura que Platão faz à poesia na República apresenta dois ângulos que serão investigados neste texto: de um lado, a relação com a mímesis, considerada como necessária para o conhecimento pela via da phantasía; de outro, a relação do gênero epithymético da alma, com a crítica mais específi ca exposta no livro X.

Abstract:

The censorship Plato directs against poetry in the Republic is investigated from two points of view in this article: on one hand, the perspective of mimesis, which is seen as necessary to achieve knowledge, through phantasía; on the other, the issue of the epithymetic genre of soul, which is part of the more specifi c criticism developed in book X.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v48n116/a0848116.pdf

Palavras-Chave: Poesia, Imitação,Phantasía, Conhecimento,Poet

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.