DIEGESE EM REPÚBLICA 392d
Kriterion, v. 48, n. 116 (2007) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Jacyntho Lins Brandão
Resumo:
Este artigo enfoca o uso do termo diégesis em República 392d, concluindo que não deve ser entendido simplesmente como “narrativa”, mas abrange outras formas de exposição conduzidas por um diegetés. Ressalta ainda que a diégesis, a que se reduz tudo quanto dizem mitólogos e poetas, é um gênero de discurso relevante também para a transmissão dos lógoi socráticos, o que poderia explicar a necessidade de refl exão, por parte de Platão, sobre o lógos dos poetas.
Abstract:
The article focuses on the use of the term diegesis in Republic 392d and concludes that it should not be understood simply as “narrative”, since it covers other kinds of accounts carried out by a diegetes. It brings out the fact that diegesis, to which everything that is said by mythologists and poets is reduced, is also a discourse genre relevant to the transmission of Socratic logoi, and that could explain why Plato has to refl ect upon the poets’ logos.
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v48n116/a0548116.pdf
Palavras-Chave: Platão, Narrativa, Mimese,Poesia,Diálogo Socr
Kriterion: Revista de Filosofia
A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.