EXPERIÊNCIA DA TRANSITORIEDADE: WALTER BENJAMIN E A MODERNIDADE DE BAUDELAIRE

Kriterion, v. 50, n. 119 (2009) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Luciano Gatti

Resumo:

O artigo examina a abordagem feita por Walter Benjamin da concepção de modernidade apresentada pelo poeta e crítico de arte Charles Baudelaire. Após o exame da ideia de beleza moderna nos textos de crítica de Baudelaire, são abordados os motivos da preferência de Benjamin pela apresentação da modernidade na poesia de Baudelaire, particularmente no poema alegórico “Le cygne”. Por fi m, o texto enfoca a relação entre a poesia moderna de Baudelaire e a concepção de experiência de Benjamin.

Abstract:

The paper investigates the approach made by Walter Benjamin of Charles Baudelaire’s conception of modernity. After examining the idea of modern beauty in Baudelaire’s critical texts, the reasons of Benjamin´s preference for the presentation of modernity in Baudelaire’s poetry are analized, particularly, in the allegorical poem “Le cygne”. At last, the paper focuses on the relation between Baudelaire’s modern poetry and Benjamin’s concept of experience.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v50n119/a0850119.pdf

Palavras-Chave: Walter Benjamin,Charles Baudelaire,Modernidad

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.