AS CRIAÇÕES DO GÊNIO – AMBIVALÊNCIAS DA “METAFÍSICA DA ARTE” NIETZSCHIANA
Kriterion, v. 50, n. 119 (2009) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Clademir Luís Araldi
Resumo:
As criações do gênio apolíneo-dionisíaco estão no centro das preocupações da metafísica de artista, e suscitam a questão acerca do vínculo de Nietzsche com a estética do Romantismo Alemão e de Schopenhauer. Investigamos neste artigo as ambivalências do pensamento nietzschiano no que tange ao confl ito entre a arte apolínea da ilusão e a sabedoria dionisíaca, entre o Uno-Primordial e a aparência.
Abstract:
The creations of the apollinian-dionysian genius are in the center of the concerns of the artist’s metaphysics and raise the question about the relationship of Nietzsche to the aesthetics of German Romanticism and Schopenhauer’s. In this article we investigate the ambivalences of the Nietzschean thinking regarding the confl ict between the apollinian art of illusion and the Dionysian wisdom, between the Primordial-One and the appearance.
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v50n119/a0650119.pdf
Palavras-Chave: Arte,apolíneo,Dionisíaco,Gênio, Aparência,Art
Kriterion: Revista de Filosofia
A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.