Necessary Truth and Proof
Kriterion, v. 51, n. 121 (2010) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Stephen Read
Resumo:
O que faz verdadeiras as verdades necessárias? Defendo que qualquer verdade sobrevém das coisas como elas são, e que as verdades necessárias não são exceções. O que as faz verdadeiras são provas. Mas, se assim for, a noção de prova precisa ser generalizada para incluir provas de verificação-transcendente, provas cuja correção extrapola a nossa própria habilidade de verificação. Além disso, tenho a incumbência de mostrar que argumentos, como o de Dummett, segundo o qual a verdade em termos de verificação não é compatível com a teoria do significado, não procedem. A resposta consiste no fato de que aquilo que podemos conceber e construir ultrapassa nossas habilidades efetivas. Concluo propondo um tratamento das modalidades em termos de teoria da prova, rejeitando a afirmação de Armstrong de que modalidades podem residir em fazedores de verdade não modais.
Abstract:
What makes necessary truths true? I argue that all truth supervenes on how things are, and that necessary truths are no exception. What makes them true are proofs. But if so, the notion of proof needs to be generalized to include verification-transcendent proofs, proofs whose correctness exceeds our ability to verify it. It is incumbent on me, therefore, to show that arguments, such as Dummett’s, that verification-truth is not compatible with the theory of meaning, are mistaken. The answer is that what we can conceive and construct far outstrips our actual abilities. I conclude by proposing a proof-theoretic account of modality, rejecting a claim of Armstrong’s that modality can reside in non-modal truthmakers.
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v51n121/03.pdf
Palavras-Chave: fazedores de verdade,modalidades,Verdade,Prov
Kriterion: Revista de Filosofia
A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.