ALGUNS MOMENTOS DO DEBATE SOBRE AS TEORIAS DO ‘NÃO-SI’ E DAS ‘DUAS VERDADES’ NA HISTÓRIA DA FILOSOFIA BUDDHISTA

Kriterion, v. 52, n. 123 (2011) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Giuseppe Ferraro

Resumo:

das doutrinas do ‘não-si’ e das ‘duas verdades’ na história da filosofia buddhista, desde as formulações originárias do buddhismo de base, às conclusões alcançadas por N?g?rjuna, o fundador da escola mah?y?na do Madhyamaka. Ao longo dessa sintética reconstrução, algumas passagens das M?lamadhyamikak?rik?s de N?g?rjuna, cruciais para entender a sua (controversa) concepção epistemológica, mostrar-se-ão semelhantes, no tocante à estruturação e ao desenvolvimento do discurso, à primeira parte das Milinda Pañha, um diálogo para-canônico que escolhe uma abordagem apofática para tratar o tema da ‘verdade última’. Tal paralelismo formal entre as passagens dos dois textos sugere a possibilidade de uma correspondência ‘substancial’ entre a concepção nagarjuniana e aquela das Milinda Pañha no que se refere ao ‘ultimamente verdadeiro’.

Abstract:

The paper reconstructs some prominent stages of the development of the “non-self” and the “two truths” doctrines in Buddhist philosophy, from original formulations of mainstream buddhism, to the conclusions reached by N?g?rjuna, the founder of mah?y?na school of Madhyamaka. During this concise reconstructions, some passages of N?g?rjuna´s M?lamadhyamikak?rik?s, which are crucial to clarify his (controversial) epistemological conception, will prove themselves similar, regarding the structuring and the development of the discourse, to the first part of Milinda Pañha, a para-canonical dialogue which takes an apofatic approach to deal with the topic of the ‘ultimate truth’. This formal parallelism between the passages of the two texts suggests the possibility of a ‘substantial’ correspondence between the nagarjunian conception and that of Milinda Pañha with regard to the ‘ultimately true’.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v52n123/a01v52n123.pdf

Palavras-Chave: Não-si, verdade convencional,verdade última,v

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