ARQUEOLOGIA MODERNA DA MODERNIDADE
Kriterion, v. 53, n.125 (2012) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Manuel Afonso Costa
Resumo:
A emergência da «Modernidade» está associada a um conjunto de categorias novas, quer do ponto de vista histórico, quer do ponto de vista sociológico, mas sobretudo do ponto de vista ético, moral e jurídico. Ao longo deste texto mostram-se alguns momentos onde algumas destas categorias começam a fazer o seu caminho, ainda que de uma forma incipiente e hesitante.
Abstract:
The emergence of “Modernity” is associated with a set of new categories, both of a historical perspective, or a sociological point of view, but especially ethical, moral and legal. Throughout this text we show a few moments where some of these ideas are beginning to make its way, albeit in an incipient and hesitant form.
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v53n125/07.pdf
Palavras-Chave: Autonomia,Intuicionismo Moral,Secularização,A
Kriterion: Revista de Filosofia
A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.