A poiêtikê technê como instrumento meta-filosófico
Kriterion, v. 53, n.125 (2012) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Humberto Brito
Resumo:
Defendo que o estudo de Aristóteles sobre poiêtikê technê deve ser entendido como um estudo sobre um vocabulário meta-filosófico. Defendo ainda que a sua vantagem principal é a de tornar explícita uma contiguidade conceptual entre um conjunto de problemas relacionados com teoria da acção, racionalidade e cognição colectiva, assim como a de dar inteligibilidade indirecta à partilha de disposições em comunidades humanas.
Abstract:
I will argue that Aristotle’s inquiry into poiêtikê technê should be taken as an inquiry into a meta-philosophical vocabulary. I claim that the main advantage of such a vocabulary is that of making explicit a conceptual contiguity between a number of problems concerning action theory, rationality, collective cognition, as well as that of affording indirect intelligibility to how human communities share dispositions.
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v53n125/03.pdf
Palavras-Chave: Catarse, mimese,racionalidade,acção,inteligib
Kriterion: Revista de Filosofia
A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.