DELEUZE, LEITOR DE ESPINOSA: AUTOMATISMO ESPIRITUAL E FASCISMO NO CINEMA
Kriterion, v. 55, n. 129 (2014) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Susana Viegas
Resumo:
Neste texto, procuro encontrar as origens de um dos mais importantes conceitos de Gilles Deleuze, o conceito de Imagem-tempo. Este conceito remete-nos para os primeiros textos de Deleuze dedicados à filosofia de Espinosa e ao problema do autómato espiritual e relaciona-se directamente com o problema da passividade/actividade do espectador. Ou seja, o conceito crucial na sua filosofia do cinema, a Imagem-tempo, esconde uma importante reflexão sobre a Imagem cinematográfica como arte de massas, os (im)poderes do pensamento e o modo fascista de se pensar.
Abstract:
This text seeks to find the origins of one of the most important Gilles Deleuze's concept, the concept of Time-image. This concept leads us to his first texts regarding Spinoza's philosophy and the problem of the spiritual automaton and concerns directly with the problem of passivity/activity of the film goer. That is to say that the crucial concept of his film philosophy, the Time-image, hides a fundamental consideration on the cinematic image as a mass art, the (un)powers of thinking and the fascist way of thought.
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v55n129/20.pdf
Palavras-Chave: Deleuze,Espinosa,Filosofia do cinema,Automati
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