AS DUAS VERDADES DE NĀGĀRJUNA NOS COMENTÁRIOS DE BHĀVIVEKA E CANDRAKĪRTI

Kriterion, v. 57, n. 133 (2016) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Giuseppe Ferraro

Resumo:

Entre os vários pontos da obra de N?g?rjuna que deram origem a análises e discussões, o tema das ‘duas verdades’ é um dos mais controversos. Com efeito, dentro da ampla bibliografia dedicada a essa temática, são muitas, e amiúde divergentes, as tentativas de explicar o que N?g?rjuna entendesse – no verso 24.8 das suas M?la-madhyamakak?rik? (MMK) – com as expressões ‘verdade convencional’ e ‘verdade suprema’. Esses pontos de vista interpretativos, entretanto, frequentemente, parecem prescindir daquele que talvez seja o critério mais confiável para dirimir as controvérsias relativas às MMK: i. e., a leitura dos comentários indianos às mesmas MMK. Em contraste com essa tendência, este escrito objetiva investigar as passagens do Prajñ?prad?pa e das Prasannapad? onde encontramos explicações, respectivamente de Bh?viveka e de Candrak?rti, que dizem respeito às duas verdades. O resultado dessa pesquisa se apresentará como nitidamente favorável à interpretação da doutrina das duas verdades que, em outros escritos, chamei de ‘pedagógica’.

Abstract:

Among the many passages of N?g?rjuna’s work that have generated analysis investigation and discussion, the issue of the ‘two truths’ is one of the most controversial ones. In fact, within the vast bibliography dedicated to this topic, attempts to explain what N?g?rjuna meant – in verse 24.8 of his M?la-madhyamaka-k?rik? (MMK) – by ‘conventional’ and ‘supreme truth’ are many and frequently divergent. However, it often seems that these interpretative views neglect what probably is the most reliable criterion for solving controversies in the MMK: i. e., the reading of Indian commentaries to the MMK. Going against this trend, this paper aims to investigate passages of Bh?viveka’s Prajñ?prad?pa and of Candrak?rti’s Prasannapad? where we find explanations that concern the two truths. The result of this research will look quite favorably on the interpretation of the two truths doctrine that I called, in other works of mine, “pedagogical”. 

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v57n133/0100-512X-kr-57-133-0043.pdf

Palavras-Chave: Duas verdades,Nāgārjuna,Bhāviveka,Candrakīrti

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