HUME CRÍTICO DE LOCKE: CONTRATO SOCIAL E WHIGGISM
Kriterion, v. 58, n. 136 (2017) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Eveline Hauck
Resumo:
A crítica de Hume ao contrato social admite um alcance para além do debate com o contratualismo de Locke: nosso autor tem em vista, sobretudo, desconstruir os princípios filosóficos que são a base da prática política dos Whigs. Uma vez que o contrato original organiza esses princípios, Hume se dedicará a analisá-lo em termos filosóficos e históricos, na tentativa de modernizar o pensamento político de sua época.
Abstract:
Hume’s criticism of the social contract allows a range beyond the debate with Locke’s theory: our author aims mainly to deconstruct the philosophical principles that are the basis of the political practice of the Whigs. Since the original contract organizes these principles, Hume will be devoted to evaluating it in philosophical and historical terms, in an attempt to modernize the political thought of his time.
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v58n136/0100-512X-kr-58-136-0087.pdf
Palavras-Chave: Hume,Contrato social, Locke,Whiggism,Hume,Soc
Kriterion: Revista de Filosofia
A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.