O ACORDO LEGAL JUSTO PROPOSTO NO LIVRO II DA “REPÚBLICA” DE PLATÃO
Kriterion, v. 58, n. 136 (2017) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Diogo Norberto Mesti
Resumo:
O objetivo deste artigo é investigar a justificativa para o contrato no início da história do pensamento político grego, tendo em vista o estatuto do acordo (?????????) no livro II da “República” de Platão. Pretendese avaliar como Glaucon apresenta o contratualismo da maioria das pessoas como um desdobramento da tese de Trasímaco de que o justo é o vantajoso para o mais forte e em conexão com os valores que levam as pessoas a admitirem a necessidade do contrato em razão do medo que elas possuem daquilo que poderia ser considerado o maior mal: sofrerem injustiças e não poderem se vingar, enquanto abdicam do que consideram como o maior bem: cometer injustiças sem serem punidas.
Abstract:
The aim of this paper is to investigate the justification for the contract in the early history of the Greek political thought, focusing on the statute of the agreement (?????????) in book II of Plato’s “Republic”. It is intended to evaluate how Glaucon presents the contractualism of the majority of people in connection with Thrasymachus’s thesis that the fair is what’s advantageous for the strongest and in connection with the values that lead people to admit the necessity of the contract because of fear that they have about what could be considered as the greatest evil: suffering injustice and being unable to take revenge while they abdicate what they see as the greatest good: doing injustice without being punished.
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v58n136/0100-512X-kr-58-136-0045.pdf
Palavras-Chave: Acordo,Justiça,Valores,Glaucon, “República”,A
Kriterion: Revista de Filosofia
A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.