PIERRE BOULEZ-GILLES DELEUZE: IDEAS PARA UNA LÓGICA DE LA SENSACIÓN SONORA

Kriterion, v. 58, n. 137 (2017) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Ricardo Espinoza-Lolas, Boris Alvarado

Resumo:

O intuito deste artigo é estudar o objetivo principal da estética musical de Boulez, para o início das comemorações de seus 90 anos, desde certas categorias de Deleuze, considerando que elas nos permitem compreender e delinear uma lógica da sensação sonora. Se Deleuze se ocupou em detalhe do trabalho de Francis Bacon, por exemplo, a fim de criar uma “lógica da sensação visual” em que o conceito de “Figura” fosse central, propomos que o trabalho musical de Boulez, analisado a partir do pensamento de Deleuze, possa mostrar os momentos decisivos de uma “lógica da sensação sonora.” Por meio de alguns trabalhos de Boulez podemos ver dois elementos muito importantes para nossa pesquisa dados na estrutura instalada pela filosofia de Deleuze. Esses dois elementos que darão forma a este artigo são: as “figuras” da música e as “forças” do som expressivo.

Abstract:

This article aims to study the main objective of musical aesthetics of Boulez, to begin to commemorate 90 years, since certain categories of Deleuze, as they allow us to understand and outline a logic of sound sensation. If Deleuze worked in detail the work of Francis Bacon, for example, to create a “logic of visual sensation” where the concept of “Figure” is central, we propose that the musical work of Boulez, analyzed from Deleuze’s thought, be possible to show the decisive moments of a “logic of sound sensation.” Along some works by Boulez we can see two very important elements for our research in the framework installed Deleuze’s philosophy are given. These two elements will shape this article are: the “figures” of music and the “forces” expressive sound.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v58n137/0100-512X-kr-58-137-0413.pdf

Palavras-Chave: Deleuze, Boulez,som,figuras sonoras,forças ex

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