MÚSICA INFORMAL: PERSPECTIVAS ATUAIS DO CONCEITO ADORNIANO
Kriterion, v. 59, n. 139 (2018) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Eduardo Socha
Resumo:
O ensaio “Vers une musique informelle” (1961) é uma das mais conhecidas (e talvez mal compreendidas) contribuições da reflexão musical de Adorno, certamente um dos maiores legados de sua filosofia da música. Este artigo procura, em um primeiro momento, especificar o sentido crítico da contribuição conceitual de Adorno, que visava à superação dos impasses e da alternativa entre pensamento motívico-temático e pensamento serial nas práticas composicionais de época. Em seguida, descreve a intenção propositiva de Adorno ao encaminhar uma “teoria material das formas”, teoria que, na realidade, havia sido concretizada na monografia sobre Mahler, publicada no ano anterior ao ensaio. Por fim, busca evidenciar a atualidade do conceito de música informal, questionando, por um lado, a leitura de Fredric Jameson e, por outro, examinando brevemente os procedimentos de dois compositores contemporâneos cujo teor remete ao conceito adorniano: Helmut Lachenmann e Wolfgang Rihm.
Abstract:
Adorno’s essay “Vers une musique informelle” (1961) is one of the most well-known (and maybe one of the most misunderstood) contributions of his musical thought and also considered one of the most significant legacies of his philosophy of music. Initially, this article intends to specify the critical sense of Adorno’s conceptual contribution, which aimed the overcoming of the avant-garde compositional stalemate and the alternative between motivicthematic thought and serialistic thought, at the time. Then, it describes the intention put forward by Adorno in his “material theory of forms”, a theory that had been fully developed in the monograph on Mahler, published just one year before the essay. Finally, the article tries to show some of the contemporary implications of the concept of informal music, by questioning, on the one hand, Fredric Jameson’s interpretation of the concept, and, on the other hand, briefly examining the methods of two contemporary composers that seemingly set this concept in motion: Helmut Lachenmann and Wolfgang Rihm.
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v59n139/0100-512X-kr-59-139-0133.pdf
Palavras-Chave: Adorno,filosofia da música,música informal,te
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