A relação entre arte e imaginário segundo Jean-Paul Sartre
v. 4 n. 1 (2019) • Perspectivas - Revista de Filosofia
Autor: Rúbia Lúcia Oliveira
Resumo:
Por meio da análise da consciência e da formação do imaginário, Jean-Paul Sartre faz um percurso que demonstra como acontece a formação da obra de arte, isto é, do objeto passível de apreciação estética. Explica que existem diferentes motivações que desencadeiam a atuação da consciência imaginária assim como há diferença entre as obras de arte. Além disso, por meio do movimento fenomenológico, explica como o para-si percebe-se como um nada e, dessa forma, tem a compreensão da própria realidade.
Abstract:
Through the analysis of consciousness and the formation of the imaginary, Jean-Paul Sartre takes a course that shows how the formation of the work of art, that is, of the object subject to aesthetic appreciation, takes place. It explains that there are different motivations that trigger the action of imaginary consciousness just as there is difference between works of art. In addition, through the phenomenological movement, it explains how the for-it self perceives itself as a nothingness and, in this way, has the understanding of reality itself.
ISSN: 2448-2390
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/perspectivas/article/view/5262/15020
Palavras-Chave: Imaginário. Arte. Consciência.
Perspectivas - Revista de Filosofia
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