PALAVRA E MÚSICA NA ESTÉTICA FINAL DE NIETZSCHE

vol. 20, n. 1 (2015) • Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

Autor: Henry Burnett

Resumo:

Tomando como eixo fundamental O caso Wagner (1888), este artigo se desenvolverá a partir da relação entre palavra e música na estética musical tardia de  Nietzsche. A utilização da ópera Carmen, de George Bizet, como possibilidade de antítese irônica ao programa da Obra de arte total, do compositor Richard Wagner, permite que se reflita sobre a estética-musical nietzschiana de um ponto de vista privilegiado. Por que Nietzsche teria se servido de uma obra que ele próprio considerou menor quando comparada ao drama musical de Wagner? A resposta a essa pergunta exige que se compreenda a fundo o valor nem sempre claro da palavra nas composições musicais retomadas por Nietzsche em diversos momentos de sua obra. Afinal, sua estética musical privilegiava a palavra significante ou a considerava mero aparato da música absoluta?

ISSN: 1982-2928

DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v20i1.35152

Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/philosophos/article/view/35152/18933

Palavras-Chave: Friedrich Nietzsche; palavra; música

Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

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