CAUSALIDADE E NATUREZA NA COSMOLOGIA DE TOMÁS DE AQUINO

vol. 20, n. 1 (2015) • Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

Autor: Evaniel Brás dos Santos

Resumo:

A concepção de causalidade de Tomás de Aquino, sobretudo vinculada às noções de criação e natureza, fundamenta sua cosmologia presente na Summa contra gentiles. Duas teses são primordiais para a referida cosmologia. A primeira afirma que a causalidade divina impõe ordem sobre o mundo. A segunda, por sua vez, sustenta que o conjunto dos astros, o céu, rege e move a região sublunar, o que ocorre necessariamente devido à causalidade divina. Há, portanto, uma articulação concebida por Tomás entre as duas teses. Explicitar tal articulação é o propósito deste artigo. Para tanto, investigo como Tomás compreende e vincula as noções de causalidade, criação e natureza de modo a assegurar, por um lado, a criação divina e, por outro, a operação própria dos entes naturais, dentre os quais se destaca o céu que, devido à locomoção contínua, confere as condições para a efetivação das potencialidades dos entes sublunares.

 

ISSN: 1982-2928

DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v20i1.28101

Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/philosophos/article/view/28101/18931

Palavras-Chave: criação; natureza; causalidade; cosmologia.

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