INFLUÊNCIA ESTOICA NA CONCEPÇÃO DE STATUS E DICTUM COMO QUASI RES (ὡσανεì τινά) EM ABERLARDO

vol. 16, n. 1 (2011) Filosofia Medieval • Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

Autor: Guy Hamelin

Resumo:

Na sua obra, Pedro Abelardo (1079-1142) destaca duas noções metafísicas que fundamentam sua teoria lógica: o status e o dictum propositionis, ao causar, respectivamente, a imposição (impositio) dos termos universais e o valor de verdade das proposições. Trata-se de expressões que se referem a naturezas ontológicas peculiares, na medida em que não são consideradas coisas (res), mesmo que constituem causas. Todavia, também não são nada. Abelardo as chama de ‘quase coisas’ (quasi res). No presente artigo, explicamos, primeiro, essas duas noções essenciais da lógica abelardiana, antes de tentar, em seguida, encontrar a fonte dessa metafísica particular. Em oposição a comentadores importantes da lógica de Abelardo, que estimam que haja uma forte influência platônica sobre essa concepção específica, defendemos antes, com apoio de textos significativos e de acordo com o nominalismo abelardiano, que a maior ascendência sobre a metafísica do nosso autor é a do estoicismo, sobretudo, antigo.

 

ISSN: 1982-2928

DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v16i1.12437

Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/philosophos/article/view/12437/9548

Palavras-Chave: Abelardo,estoicismo,ontologia,lógica

Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

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