DEVIR POLÍTICO E EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DO SUJEITO POLÍTICO PARA O ESTADO EM JEAN JACQUESS ROUSSEAU
V. 13 N. 23 (2020): Jul./Dez. 2020 • Polymatheia - Revista de Filosofia
Autor: Carlos Frederyck Machado Cavalcante
Resumo:
O artigo em questão buscou dimensionar a relação existente entre os princípios defendidos por Jean Jacques Rousseau (1712-1778) em sua teoria educacional em paralelo com sua teoria política pautada na ideia de contrato social. Para tanto, tomamos como objetos centrais da pesquisa as obras Do Contrato social e Emílio que juntamente com outros textos do autor, tendo como metodologia uma investigação comparativa, levantamos a hipótese de que não é possível tratar de ambas as questões de forma separada destacando que há uma relação de continuidade entre a ideia de formação moral dos indivíduos e a construção de uma sociedade moralmente aceita.
Abstract:
The article in question sought to measure the existing relationship between the principles defended by Jean Jacques Rousseau (1712-1778) in his educational theory in parallel with his political theory based on the idea of social contract. For that, we take as central objects of the research the works of the Social Contract and Emílio that together with other texts of the author, having as methodology a comparative investigation, we raise the hypothesis that it is not possible to address both issues separately, highlighting that there is a continuity between the idea of moral formation of individuals and the construction of a morally accepted society.
ISSN: 1984-9575
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5641
Palavras-Chave: Rousseau. Educação. Política.
Polymatheia - Revista de Filosofia
A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.