DA EQUIVOCIDADE SEMÂNTICA AO ESTABELECIMENTO DE UMA ONTOLOGIA: UMA CHAVE DE LEITURA DO DE QUANTITATE ANIMAE, DE AGOSTINHO DE HIPONA
V. 13 N. 23 (2020): Jul./Dez. 2020 • Polymatheia - Revista de Filosofia
Autor: Eliakim Ferreira Oliveira
Resumo:
O artigo tem por objetivo o esclarecimento da expressão quantitas animae. Para tanto, busca ler o De quantitate animae segundo uma ontologia da significação, em que (1) a quantitas animae remete à semelhança da alma com Deus e (2) cada um de seus graus remete ao grau superior, até o retorno à pátria divina. O artigo concluirá, desse modo, que ambos esses aspectos ganham significado quando compreendidos como signos que remetem a uma dimensão ontológica superior.
Abstract:
The article aims to clarify the expression quantitas animae. To this end, it seeks to read the De quantitate animaeaccording to an ontology of meaning, in which (1) the quantitas animaerefers to the soul's resemblance to God and (2) each of its degrees refers to the superior, until the return to the divine homeland. The article will conclude, therefore, that both of these aspects gain meaning when understood as signs that refer to a higher ontological dimension.
ISSN: 1984-9575
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5644
Palavras-Chave: Agostinho. De quantitate animae. Confissões. Ontologia. Linguagem.
Polymatheia - Revista de Filosofia
A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.