CIDADÃO DE BEM: CONSIDERAÇÕES SOBRE A HONRA EM A DEFESA DE PALAMEDES
V. 13 N. 23 (2020): Jul./Dez. 2020 • Polymatheia - Revista de Filosofia
Autor: Cleudo Melo Araujo; Thatiane Santos Meneses
Resumo:
Górgias traz, em A Defesa de Palamedes, inquietações que permeiam o pensamento humano desde a antiguidade, a exemplo da honra. O sofista defende que uma pessoa sábia, que se dedica à prática de coisas boas, não deveria passar por certas situações em vida, como a imputação de crime que, no caso de Palamedes, foi o de traição à Hélade. Górgias tece observações acerca da honra, afirmando ser preferível a morte à vida com uma reputação vergonhosa. Neste contexto, este trabalho provoca um paralelo entre o homem honrado de Górgias e a ideia de “cidadão de bem” difundida atualmente.
Abstract:
Górgias brings, in The Defense of Palamedes, concerns that have permeated human thought since antiquity, like honor. The sophist argues that a wise person, who is dedicated to the practice of good things, should not go through certain situations in life, such as the imputation of a crime that, in the case of Palamedes, was that of betrayal to Hellas. Gorgias comments on honor, saying that death is preferable tolife with a shameful reputation. In this context, this work creates a parallel between the honorable man from Gorgias and the idea of “good citizen” that is currently being spread.
ISSN: 1984-9575
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5645
Palavras-Chave: Sofista. Górgias. Honra. Valores.Cidadão de Bem.
Polymatheia - Revista de Filosofia
A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.