ANTROPOS NO FÉDON DE PLATÃO: CORPO E ALMA NA PÓLIS
V. 13 N. 23 (2020): Jul./Dez. 2020 • Polymatheia - Revista de Filosofia
Autor: Jeniffer Lopes Batista
Resumo:
O presente artigo investiga acerca da natureza humana no Fédon de Platão. A pergunta norteadora deste estudo é: o que é o antropos? Isto é, o que é o homem? Dessa forma, investiga-se a noção do antropos platônico, a natureza de psyché (alma) e do corpo, e culmina-se na tentativa de um esboço da relação entre esses no horizonte da pólis. Embora seja possível afirmar ser a psyché a natureza humana, uma leitura aceitável acerca da antropologia platônica é que a filosofia de Platão considera o antropos enquanto psyché e corpo inseridos no cotidiano da pólis.
Abstract:
This article investigates about human nature in Plato's Phaedo. The guiding question of this study is: what is anthropos? That is, what is man? In this way, the notion of the Platonic anthropos is investigated, the nature of psyché (soul) and of the body, and culminates in the attempt to sketch the relationship between these in the horizon of the polis. Although it is possible to affirm that the psyche is human nature, an acceptable reading about Platonic anthropology is that Plato's philosophy considers the anthropos as a psyche and body insertedin the daily life of the polis.
ISSN: 1984-9575
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5655
Palavras-Chave: Platão. Homem. Natureza Humana. Corpo. Alma.
Polymatheia - Revista de Filosofia
A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.