Apresentação
V. 13 N. 22 (2020): Jan./Jun 2020 • Polymatheia - Revista de Filosofia
Autor: Carlos Wagner Benevides Gomes; Patrícia Silveira Penha
Resumo:
A revista de Filosofia Polymatheia foi criada em 2007 segundo a iniciativa de alunos e professores do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia - CMAF da Universidade Estadual do Ceará - UECE com o intuito de fomentar a pesquisa e a publicação de alunos recém ingressos nos programas de pós, bem como de professores no que fiz respeito ao âmbito no pensamento filosófico. Desde sua criação, os editores da revista vêm se empenhando para trazer aos leitores, semestralmente, novas edições com artigos inéditos de pesquisadores de todo o Brasil. Oferecendo assim a divulgação da pesquisa de autores que submetem seus artigos para avaliação da revista. Desta forma, é com imensa felicidade que ora apresentamos a mais nova edição da Revista de filosofia Polymatheia relativa ao primeiro semestre de 2020.
Iniciamos a nossa leitura com o artigo de Whesley Fagliari dos Santos. O autor aborda a questão da moralidade como um fundamento racional a priori apresentado por Immanuel Kant a partir de um estudo da Fundamentação da Metafísica dos Costumes.
No segundo artigo, Patrick Luiz Barreto Soares demonstra a rejeição de Pedro Abelardo ao realismo na Logica Ingredientibus (LI). O objetivo do autor é destacar a crítica ao realismo geral, a crítica à doutrina da essência material e à doutrina da não-diferença.
No terceiro artigo, Fábio Augusto Guzzo trata da prova da existência das coisas materiais mostrando um problematizando a função das ideias sensíveis nas Meditações do filósofo francês René Descartes.
Em seguida, Francisco Ádila Ferreira de Almeida faz uma investigação filosófica sobre os conceitos de racionalidade e realidade em Hegel debatendo de forma crítica a máxima hegeliana “O que é real é racional e o racional é real” a partir do prefácio da Filosofia do Direito.
No quinto artigo, José Valdir Teixeira Braga Filho e Pedro Henrique Araújo Santiago abordam a distinção entre o filósofo e os amantes de espetáculos a partir de um estudo do Livro V da República de Platão, discutindo sobre a instrumentalização da filosofia na contemporaneidade.
Por conseguinte, Marden Moura Lopes faz um estudo da tese doutoral de Umberto Eco intitulada Il problema estetico in Tomasso d’Aquino postulando a existência de uma estética em Tomás de Aquino.
No sétimo artigo, Alex de Mesquita Marinho apresenta umna pesquisa sobre o ensino de filosofia a partir de uma abordagem crítico-reflexiva cujo objetivo é proporcionar discussões sobre o Ensino de Filosofia no Ensino médio, bem como, suas propostas metodológicas.
Em seguida, Wallace Aparecido de Barros problematiza o conceito de historicidade na filosofia de Martin Heidegger, tendo como principal referencial teórico Ser e Tempo, mostrando que a historicidade tem relação com a ideia de temporalidade do Dasein em sua existência.
No nono texto, André Renan Noara expõe o estudo do “problema das outras mentes” a partir do argumento eu sou, eu existo, de René Descartes; ademais, discute o modo de existência dos fenômenos mentais e conclui acerca da teoria do naturalismo biológico de John Searle.
Dando sequência, Rodrigo Fernandes Frighetto apresenta um texto cujo título é O Deus de John Locke, mostrando como surgiu essa noção de Deus no filósofo inglês, bem como, suas consequências na questão da tolerância, na sua obra Cartas Acerca da Tolerância.
No décimo primeiro texto, Thiago de Souza Salvio apresenta um texto onde aborda alguns aspectos distintos das concepções de história e cultura segundo o filósofo alemão Friedrich Nietzsche.
Por fim, nosso volume encerra com uma tradução de Leandson Sampaio intitulada A democracia a fazer, de autoria de Albert Camus.
ISSN: 1984-9575
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5732
Polymatheia - Revista de Filosofia
A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.